quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

RESENHA.

 



( MELCHIZEDEK )


   De todos os livros lidos até o presente momento, talvez esse seja o de maior dificuldade para tecer uma resenha. Assim como outros livros anteriores, que compõem o primeiro volume de Apócrifos, esse é mais um dos livros curtos, porém, extremamente complexo e fragmentado.

   No seu início temos uma ideia do quão dificultada será a caminhada da leitura. O título introdutório é " FRAGMENTOS ", único título por sinal. Em seguida temos aquilo que poderia em tese insinuar ser o autor do livro, não que realmente o seja, diz assim: 

   " Jesus Cristo, o filho de Deus [ … ] de. 

      … ( 2 linhas irrecuperáveis )

   O livro segue exatamente nessa ordem, contendo esses espaços, linhas irrecuperáveis, imagino que fragmentos perdidos do original. Partes desses fragmentos é narrado em primeira pessoa, mais a frente temos outro exemplo do possível autor, que diz, nesta parte essa escrita em terceira pessoa:


( … Mas todas as tribos e todos os povos falarão a verdade que está recebendo de si mesmo, ó Melchizedek, Santo Sumo sacerdote, a esperança perfeita e dons da vida. Eu sou Gamaliel, que foi enviado [ … ] a congregação dos filhos de Seth … )


Em outra parte do texto diz. Nesta parte escrita em primeira pessoa:


(… homens. E [ … ] você (pL.) me golpeou, [ … ]  você me lançou, [ … ] cadáver. E tu me crificicastes na terceira hora na véspera do Sábado até a nona hora. E depois destas coisas, eu surgi dos mortos, [ … ] saiu de [ … ] em mim, [ … ] meus olhos viram [ … ] eles não acharam ninguém … )


O livro é escrito dessa forma, cheio de colchetes e pontos, contendo esses dizeres de - linhas irrecuperáveis - o que me dá a entender que foram partes perdidas do manuscrito original. A impressão que tenho é que o texto seja mesmo de Gamaliel, conhecido estudioso dos tempos de Jesus. Sabemos pela Bíblia cristã que esse Melchizedek é mencionado como sacerdote do Deus altíssimo, portanto, figura do sacerdócio eterno de Jesus Cristo. Imagino que esse apócrifo, caso realmente de Gamaliel, faz uma comparação entre Melchizedek e Cristo. Como eu disse anteriormente, é um livro complexo e de difícil interpretação, dada a sua intensa fragmentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICA DE DOMINGO.

      UM PÁSSARO EM MINHA JANELA.     Um pássaro pousou em minha janela.     Quisera eu ter a paz e a tranquilidade da pequena ave que pouso...