sábado, 9 de janeiro de 2021

RESENHA.




( SEGUNDO LIVRO DE ADÃO E EVA).


O segundo livro de Adão e Eva é a continuidade da sua jornada fora do Éden. Adão está mais adaptado a sua condição humana e compreendendo melhor as limitações de sua natureza. Satã continua a iludi-lo com suas astúcias e enganos, embora com menos frequência do que antes. No capítulo 3 e 4 por exemplo; quando Adão propõe um longo jejum e por isso, separa-se ( sexualmente ) de sua esposa, o inimigo de tudo o que é bom, como Satã é recorrentemente descrito, transforma-se em uma bela mulher para o seduzir, Deus envia a sua palavra ( Jesus) para o livrar. No capítulo 8 versos de 10 a 13 temos uma clara referência profética ao dilúvio e as oito almas que se salvariam. Ainda no oitavo capítulo temos uma nova referência a encarnação da palavra ( Jesus ) da sua paixão, morte na cruz, descida ao inferno e ressurreição vitoriosa. No décimo capítulo temos a morte de Adão com 930 anos, o seu corpo é depositado na caverna dos tesouros.

A beleza desses dois volumes é sem precedentes. Entendemos a cada capítulo deste segundo volume, perfeitamente a distinção que vai se desenhando entre os descendentes de Seth e os de Caim ao longo dos anos. Deus instruiu os filhos de Seth a permanência na montanha sagrada e que não se misturasse com os filhos de Caim, habitantes abaixo da montanha. No capítulo 17, o mais extenso deles, temos Jared, filho de Malaleel, sendo enganado por Satã em uma ilusão, fazendo com que ele descumprir um juramento e descesse da montanha até onde estavam os filhos de Caim. Quando Jared percebe o engano, clama a Deus em oração, que prontamente envia o seu anjo retirando-o do meio dos filhos de Caim, levando-o novamente para a montanha sagrada. Mesmo sendo zeloso e obediente, cumprindo os mandamentos Divinos e advertindo seus filhos. Um a um eles em desobediência descem da montanha e misturam-se com os filhos de Caim. No capítulo 21 temos a primeira referência a Enoque, Matusalém, Lamec e Noé. O livro termina ao vigésimo segundo capítulo, há referências a Enoque sendo levado por Deus no versículo oitavo deste último capítulo. De toda a geração de Seth, permaneceram na montanha apenas três. Matusalém, Lamec e Noé.

Sem sombras de dúvidas que a leitura destes dois livros é qualquer coisa de extraordinária. São muitas as referências e acontecimentos de acontecimentos futuros. Vemos a multiplicação do povo de Caim, com satã ensinando-lhes toda sorte de maldades e aberrações carnais, materiais e pecaminosas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICA DE DOMINGO.

      UM PÁSSARO EM MINHA JANELA.     Um pássaro pousou em minha janela.     Quisera eu ter a paz e a tranquilidade da pequena ave que pouso...