domingo, 12 de dezembro de 2021

Crônica.

 



FIM DE ANO.


   Estamos no último mês do ano, finalmente! Que venha logo 2022, e que traga boas novas. Esse é o meu desejo, certamente é o seu também, de todos aliás. Mas... Vamos refletir um pouco...

Todos os fins de ano são iguais, não é mesmo, desejamos um próximo ano cheio de novidades agradáveis, que nos faça feliz, que nos traga alegria, bonança, saúde, enfim, repetimos os pedidos dos anos anteriores. Sem percebermos fazemos as mesmas preces ao final do ano, não mudamos nem as palavras de nossas petições, é queremos que tudo mude e seja novo quando nós não somos a expressão da mudança. Estou dizendo isso não somente do que eu vejo por aí, mas também, daquilo que eu sou em todos os anos anteriores, quero uma mudança que não consigo ter.

   Esse ano passou como uma sombra, tão rápido que nem o notamos, acontecimentos extraordinários romperam despercebidos, decisões foram tomadas, porém, somos lerdos demais para lembrarmos do que nos aconteceu na semana que passou, o que se dirá do que aconteceu no decurso do ano. É espantoso como nós somos desligados de tantas coisas importantes que ocorreram no cenário brasileiro.

Não há muito o que se dizer, esse foi outro ano de luta contra o 'tal vírus', embora boa parte da população esteja vacinada, o perigo continua grande. Países da Europa e Ásia registraram aumento nos casos, devido a uma nova variante, por nome de 'Ômicron'. São tantas as variantes que nem sei mais se é o mesmo vírus... Lá fora, as portas estão se fechando, restrições voltam à tona, o medo é o pior dos vilões.  Por aqui a única preocupação são as festividades de fim de ano, preparação para o Carnaval, muitos projetam um ano que ainda nem chegou. Essa é a verdadeira preocupação em terras Brasileiras.

Ninguém está preocupado com as movimentações políticas, religiosas, sociais... Tudo bem que, cada um procurou fazer o que achava que deveria ser feito; leis que são criadas, ensinamentos difundidos, comunidades com projetos de inclusão, enfim, cada indivíduo dentro de sua competência buscou o melhor dele para si e para o outro, na intenção de construir um novo mundo ...

Até que ponto isso funciona de verdade?

O pensamento de muitas pessoas com relação aos seus semelhantes, 'humanos', era de uma profunda mudança depois de sermos esfacelados por esse vírus, no entanto, a realidade tem se mostrado diferente. As relações pessoais estão cada vez mais ásperas, difíceis, duras de se lidar. Na tentativa de compreender a presente sociedade, ficamos confusos, incertos. Vemos atitudes horrendas em cidadãos, antes considerados 'nobres'... Fica aquela sensação de incapacidade. Mesmo quando tentamos ajudar, na melhor das intenções, raramente somos 'aceitos' - não era exatamente essa a palavra que eu usaria, mas 'aceito', se encaixa melhor ao termo.

Qual aprendizado tirarmos de tudo isso?

Nos bairros, cidades, a vida propriamente dita, não deve ser individualista. 'Eu', tenho que ser para o próximo como sou para mim mesmo. É um ensinamento básico, humano. Temos que praticar o bem, plantar boas ações para obter bons frutos. Mudando o nosso interior mudaremos o mundo. 

Estamos no último mês do ano, ainda está a tempo de fazer a diferença, e não de sermos iguais aos anos que se perderam..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CRÔNICA DE DOMINGO.

      UM PÁSSARO EM MINHA JANELA.     Um pássaro pousou em minha janela.     Quisera eu ter a paz e a tranquilidade da pequena ave que pouso...